sábado, 11 de abril de 2009

Atividade 5b - Estrutura do texto científico

Identificação dos principais elementos do texto base:

Título: "Variações sobre arte e ciência".

Autor: Octavio Ianni, foi professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Resumo: O texto propõe aproximações entre ciência e arte por meio de contrastes e semelhanças reconhecíveis nessas modalidades discursivas de conhecimento, como linguagens e narrativas singulares, dotadas de características próprias, mas que freqüentemente se valem de procedimentos e recursos alheios. Busca salientar tanto os usos de recursos ficcionais pelos textos científicos, como o contrário, as valências cognitivas e mesmo a reconstrução complexa de experiências sociais pelos textos literários, articulados por uma ambição estética.

Palavras-chave: Ciência e arte; Verdade social e representação artística; Linguagens; Narrativas; Sociologia do pensamento.

Desenvolvimento: O texto é uma aula magna ministrada pelo autor. No texto autor nos mostra como a ciência e a arte muitas vezes andam ou andaram juntas na História da humanidade, e muitas vezes podia-se até confundir uma com a outra. Leonardo da Vinci, Galileu, Shakespeare são alguns exemplos que o autor cita.
A grande variedade de especialidades que se tem hoje nas diferentes áreas cria muitos problemas metodológicos, teológicos também é exposto no aula. O autor cita obras científicas onde o recurso narrativo é empregado de modo a persuadir o leitor com o ponto de vista do autor e diz que realizações científicas aproximam-se da arte literária, pois apresentam-se como narrativas.

Referências bibliográficas: As referências estão na penúltima e última página do texto em questão.

Questões Acadêmicas:
A primeira questão refere-se ao fato da crescente subdivisão da filosofia, que leva a formação de profissionais cada vez mais especializados em alguma parte da realidade ou do pensamento. Como consequência disso, temos a “tecnociência”, que continuamente relaciona o ensino e a pesquisa às vontades das organizações públicas e privadas, aperfeiçoando-as, assim como suas organizações e estruturas de dominação, reafirmando a ordem social prevalecente.

A outra questão refere-se ao fato de obras científicas escritas terem componentes artísticos, antes presentes apenas em textos literários, como figuras de linguagem, ritmo, entre outros. E do mesmo modo é possível encontrar em obras literárias muitos aspectos importantes para ciência. E dessa forma, é que algumas obras se tornam marcantes, clássicas, pois foram capazes de perceber situações reais ou imaginária antes que todos ou a maioria sequer tenham notado a sua existência.

4 comentários:

  1. Olá Renato! tudo bom?
    Encontrei no seu texto um ponto em comum com a questão acadêmica apontada por mim. Assim como você eu citei a crescente subdivisão das áreas do conhecimento. A pequena diferença é que eu destaquei de uma maneira mais ampla, mostrando o trecho que falava desse fenômeno da fragmentação na ciência, enquanto você direcionou mais para a filosofia.
    beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Renato,
    Eu escolhi comentar seu texto por concordar com o ponto que você destaca sobre as obras clássicas. Eu entendo que elas realmente se confundem com obras de arte, ou obras produzidas por inspiração próprias de artistas. São produzidas, como você aponta, por visionários e seres humanos diferenciados. Quanto aos demais aspectos presentes no seu texto, eu consegui observar de forma clara sua linha de argumentação, destacando o que cada autor pretendia demonstrar e como isso se encaixava, segundo os elementos que temos estudado, no formato de um texto científico.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato!
    Tudo bom sim e com você?

    Pois é, vim retribuir o comentário!
    E não foi à toa, não! Afinal, levantamos o mesmo ponto acerca da constante subdivisão de especialidades na ciência. Não acredto que seja tão positivo quanto se preconiza termos um conhecimento estreito sobre um tema específico. Ao menos na minha área esse tipo de abordagem não funciona muito bem!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato,
    Assim como você destaquei a observação que o autor fez sobre a presença de características literárias em textos ciêntíficos e vice-versa.
    Do mais achei seu texto bastante organizado e muito bem desenvolvido. Parabéns!

    ResponderExcluir