sábado, 18 de abril de 2009

Atividade 6 - parte 3

Argumentação a favor de uma das questões acadêmicas sobre o texto "Considerações sobre a neutralidade da ciência" (Ra 035616)

Sobre a questão se a utilização de recursos para a pesquisa de alta tecnologia deveria ser aplicada a eliminação de problemas sociais da maioria pobre da população. Esse tema com certeza tem muita discussão e creio ser bem difícil falar que um ou o outro é melhor. No entanto, ressalvo que a pesquisa de alta tecnologia também não é exclusividade de uma pequena parcela da população, e que podemos ter a tecnologia associada ao combate à pobreza.

Como exemplo podemos citar a nova tendência da produção de notebooks de baixo custo para estudantes de países em desenvolvimento. Certamente esta ação não irá representar o fim da pobreza a curto prazo. No entanto, o acesso a informação permite que essas pessoas tenham acesso a educação, e o desenvolvimento intelectual delas seja muito maior do que antes. Isso permitiria à essas pessoas a concorrência por vagas no mercado de trabalho.

Podemos citar também o uso da tecnologia no desenvolvimento de fertilizantes mais baratos, técnicas simplificadas de irrigação, além de uma estação de tratamento de água que utiliza luz ultravioleta para matar bactérias, como sugeriu Bill Gates em novembro de 2006 em um evento na Califórnia. Medidas como essa são essenciais, já que a grande dificuldade em mudar a vida das pessoas pobres começa com a sua qualidade de vida.

O uso de recursos para a alta tecnologia não deve diminuir, entretanto, deve-se ter cada vez mais pesquisas em setores que possam modificar a vida da parcela pobre da população como saneamento básico, alimentício, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário