sábado, 11 de abril de 2009

Atividade 5a - Estrutura do texto científico

Identificação dos principais elementos do texto base:

Os elementos apresentados a seguir aparecem logo na primeira página do texto.

Título: "Considerações sobre a neutralidade da ciência".

Autor: Marcos Barbosa de Oliveira, professor associado na Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Resumo: O texto apresenta uma discussão da tese da neutralidade da ciência, tomando como ponto de partida algumas formulações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A neutralidade é analisada em três componentes: a imparcialidade, a neutralidade aplicada e a neutralidade cognitiva. Procura-se mostrar que, para não se cair no relativismo, a imparcialidade deve ser mantida, mas a neutralidade aplicada não se sustenta, nem como fato nem como valor.

Palavras-chave: Ciência; tecnologia; neutralidade; relativismo; imparcialidade; Lacey.

Introdução: O tema do texto é a neutralidade da ciência. Segundo o autor, o texto trará apenas algumas considerações, sumárias e parciais sobre o tema, não pretendendo discutir o tema detalhadamente, visto ser um tema muito vasto.

Desenvolvimento: O texto não se divide em capítulos, item ou sub-itens e baseia-se em considerações próprias do autor, tendo sua fundamentação para algumas considerações, autores com publicações sobre o tema tratado.
A argumentação do texto tem nos Parâmetros Curriculares Nacionais o ponto de partida a respeito da neutralidade da ciência e seus requisitos. O primeiro requisito diz que a tese deve incorporar o espírito crítico em relação ao papel social da ciência, e o segundo requisito diz ela não pode implicar de forma alguma em relativismos de qualquer tipo.
O autor define o conceito de imparcialidade, valendo-se da definição de Hugh Lacey sobre valores cognitivos e não-cognitivos, como o uso exclusivo de valores cognitivos na seleção de teorias.

Referências bibliográficas: Constam na última página do artigo.

Questões acadêmicas
Uma das questões citadas no texto diz respeito a utilização da bomba atômica durante a segunda guerra mundial. "A tática consistia em alegar que a ciência é neutra; é a sociedade que a pode usar para o bem ou para o mal. Este argumento da neutralidade tornou-se a principal defesa da ciência durante as décadas de 50 e 60; e permitiu que muitos cientistas trabalhassem em física atômica, até mesmo aceitando financiamentos de órgãos militares, sem que deixassem de se considerar politicamente radicais. (Sardar, 2000, p.13-4)". Este trecho relata que qualquer artefato produzido pelo ser humano pode ser usado para o bem ou para o mal.

Uma outra questão seria a de que muitos recursos são utilizados na pesquisa de alta tecnologia, que muitas vezes só podem ser aplicados ou são acessíveis a uma pequena parcela da população, não poderiam ter uma maior eficaácia se aplicados na eliminação de problemas sociais da grande maioria pobre da população.

Um comentário:

  1. Também discuti sobre as pesquisas em alta tecnologia. Gostei do seu comentário sobre a bomba atômica.
    Parabéns.

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